Animais também sentem frio! Veja como proteger seu pet no inverno

Veterinária ensina como evitar que cães, gatos, pássaros, peixes e outros animais sofram com as baixas temperaturas
Muitas pessoas acham que os animais que possuem pelos ou penas como os cães, gatos, papagaios, periquitos, por exemplo, não passam frio no inverno. No entanto, todas as espécies de animais, incluindo peixes, répteis e anfíbios necessitam de cuidados especiais nesta época do ano para que não sofram e nem fiquem doentes com as baixas temperaturas.
Animais ficam gripados?
De acordo com a veterinária Karla Pedroso, do Centro Veterinário da Pet Center Marginal, os pets podem contrair doenças respiratórias, assim como nós. “Embora eles possam ficar gripados em qualquer época do ano, quando as temperaturas caem, a incidência aumenta. A doença pode ser causada por vírus, bactérias e até fungos, que levam a crises de tosse semelhante aos engasgos. Outros sintomas comuns são os espirros, secreção nasal ou ocular, febre, apatia e falta de apetite”, lista a médica.
Como proteger os animais do frio
Além das vacinas anuais específicas para a prevenção deste tipo de doença, os bichos de estimação requerem cuidados redobrados no inverno para que não fiquem expostos às baixas temperaturas e correntes de ar.
Uma dúvida comum entre os proprietários de pets é sobre o uso das roupinhas nos cães e gatos para mantê-los aquecidos. Segundo Karla, é recomendável a utilização desses acessórios principalmente para os filhotes e os animais mais velhos, porque são os mais susceptíveis ao frio. No entanto, é preciso tomar bastante cuidado com o tipo de tecido escolhido, já que alguns podem causar alergia na pele e nós nos pelos.
Confira na galeria mais dicas de como proteger seu pet no inverno:
Os répteis (assim como os anfíbios e os peixes) são animais chamados de sangue frio, pois sua temperatura corpórea varia de acordo com a temperatura do meio em que vivem. Na natureza eles controlam sua temperatura corporal tomando sol. Para os répteis, como as cobras e as iguanas, os ambientes gelados podem ser até mortais. Para manter a temperatura adequada no inverno há disponível no mercado lâmpadas especiais próprias para aquecimento e rochas aquecidas para os terrários semelhantes aos ambientes naturais.
O mesmo ocorre com peixes durante o inverno em que a água esfria demais. Os aquários apresentam termostatos automáticos que controlam a temperatura da água com aquecedores especiais, mantendo-a dentro de uma faixa semelhante ao meio ambiente em que o peixe vive.
Fonte: http://www.bolsademulher.com/