Assine nossa Newsletter


Também conhecida como Tosse dos Canis, e tecnicamente como Traqueobronquite Infecciosa Canina, a gripe que acomete os cães pode ocorrer em todas as estações do ano e seu contagio é rápido. Por isso, a prevenção é importante para garantir a saúde do seu melhor amigo.

“Os sintomas normalmente começam com uma tosse, geralmente seca, forte e persistente, que pode ser agravada após algum esforço físico, causando dificuldades respiratórias e ânsia de vômito. Muitos proprietários relatam que o animal parece estar engasgado. Outros indícios podem ser febre, perda de apetite e apatia. Ao notar esses sinais, o recomendável é levar o cãozinho ao veterinário”, explica Fabiana Avelar, Gerente de Produtos da Zoetis.

A gripe canina acomete desde filhotes até cães idosos, com contágio em qualquer época do ano, pelo ar ou por meio do contato direto com outros cães e em lugares onde há muitos animais, como parques, pet shop, hotéis e até num simples passeio na rua.

A prevenção da gripe canina é semelhante aos cuidados tomados para evitar a gripe humana. É preciso deixar o cão longe do frio, mantê-lo em local coberto e sem correntes de vento, acomodá-lo em camas, casas, oferecer mantas e vaciná-lo.

“A Zoetis possui diferentes vacinas que auxiliam na proteção contra a gripe canina. Uma delas é a BronchiGuard®, vacina injetável, que pode ser implementada nos programas vacinais. O cão pode ser protegido ainda filhote, a partir da 8ª semana de vida, sendo a primeira vacinação composta de duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas. Essa proteção deve ser reforçada anualmente, em dose única. Monovalente, a vacina age contra o principal agente causador da gripe canina, a bactéria Bordetella bronchiseptica. Outra opção que oferecemos é a Bronchi-Shield III: vacina intranasal, composta por três agentes envolvidos na gripe canina e que dispensa o uso de agulhas, ideal para a vacinação de filhotes. É indolor e uma alternativa excelente quando uma rápida proteção é necessária ao animal. Protege contra Adenovírus Canino Tipo 2, o vírus da Parainfluenza Canina e também pela Bordetella bronchiseptica”, afirma Fabiana Avelar.

A vacinação é uma aliada importante para proteger o animal da gripe não só durante o inverno. É fundamental imunizá-lo precocemente, a partir dos dois meses de idade, antes que ele entre em contato com os agentes causadores da enfermidade. Em qualquer situação é recomendável consultar o médico veterinário sobre o esquema de vacinação ideal para manter o cão saudável.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/

Deixe uma resposta