Akita Inu

0 Comments

O Akita pertence ao grupo dos Spitz asiáticos e raças assemelhadas.
O país de origem é o Japão.
Também conhecido pelos nomes de Japanese Akita ou Cão Japonês de Akita.
É um cão de porte grande cujo peso varia de 30 a 50kg, sendo que nos machos a altura na cernelha varia de 64 a 70cm e nas fêmeas de 51 a 64cm.

O Akita Inu é um cão originário da província de Akita, na ilha de Honshu. Foi uma raça usada na antigüidade, nas regiões norte e oriental do Japão para a caça grossa, sendo também conhecido com o nome de “Akita Matagi” que significa cão de caça ao urso. Mais tarde, desde o período dos Tokugawa até o dos Taisho, por volta de 1603 a 1925, foi utilizado como cão de combate, pela sua constituição robusta e de seu temperamento que se caracteriza por uma coragem que parece não conhecer limites.

Após um período de declínio, esta raça passou a se tornar parte do patrimônio cultural japonês, o qual hoje em dia proíbe seu uso em rinhas e vela pela sua integridade. Atualmente este cão, o maior dos cães japoneses do tipo Spitz tornou-se um ótimo cão de companhia, sendo muito apreciado nos Estados Unidos e Europa.

O Akita apresenta uma constituição robusta, sólida e bem proporcionada, de aspecto imponente, caracterizado por uma grande distinção. Seu caráter é corajoso, independente, prudente, inteligente, orgulhoso e calmo por natureza.

O Akitá´caracteriza-se ainda por ser dócil, bom companheiro e indicado para convivência com crianças com mais de 10anos de idade. Late pouco, desconfiado com estranhos, bom vigilante. É dominador e apresenta grande dificuldade em conviver com outros cães. Deve ser educado com firmeza, obviamente sem brutalidade. Necessita de constante cuidados com a pelagem através de escovação, particularmente na época da muda, pois apresenta um subpelo fino e abundante.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese