Airedale Terrier

0 Comments

Pertence ao grupo dos Terriers e é considerado o “Rei dos Terriers”.
O país de origem é a Grã-Bretanha.
O Airedale Terrier apresenta ainda os seguintes nomes: Working- Terrier, Bingley-Terrier, Waterside-Terrier, Warfedale-Terrier.
É uma raça de estatura média variando entre 10 a 25kg de peso. Os machos apresentam um porte entre 58 a 61cm e as fêmeas de 56 a 59cm na cernelha.

São cães de expressão profunda, de movimentos rápidos, muito atentos ao que ocorre ao seu redor. Seu caráter se revela na expressão de seus olhos e na posição das orelhas e da cauda. As distintas partes do corpo devem estar proporcionadas de modo que dêem ao cão um aspecto simétrico. A potência propulsora depende dos membros posteriores formados por coxas longas e musculosas o que confere um forte impulso para frente. Quando o cão está parado, as patas anteriores devem continuar em linha reta com trem dianteiro, permanecendo os patas tão distantes entre si como os cotovelos.


Os primeiros a criar este cão foram os operários de Leeds, pequena cidade nas margens do Aire, em Yorkshire, Inglaterra, por volta de 1850, raça obtida pelo cruzamento do Cão de Lontra (Otterhound) e uma raça extinta, o antigo Terrier Preto e Fogo, o Old English Black and Tan Terrier. O objetivo era de se conseguir uma raça que nadasse bem e com a capacidade de caçar lontra e roedores. O Airedale Terrier foi reconhecido em 1886 pelo Kennel Club. Essa raça foi utilizada na Segunda Guerra Mundial como mensageiro, guarda e defesa.


O Airedale Terrier é um cão rústico, forte, enérgico, com nobreza de movimentos, sempre alerta, dotado de uma coragem legendária. Suas aptidões são múltiplas, bom nadador, farejador e caçador.

No trabalho pesado do pântano, são poucos cães capazes de igualá-lo. Seu pelo duro e subpelo oleoso o fazem resistente à água e ao gelo e, dada a sua robustez e audácia, é ainda usado em alguns países para a caça do javali, do cervo e do urso.

O Airdale Terrier revela ainda ser um guardião confiável de bens e do seu dono, embora com outros cães costume ser intolerante. Pode ainda ser usado na polícia, cão militar, cão farejador, socorrista e cão guia para cegos.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese