Afogamento

0 Comments

Embora a grande maioria dos animais saiba nadar, estas emergências ocorrem quando eles caem em locais que não consigam sair, tais como piscinas, canais ou poços ficando exaustos ou em pânico. Não arrisque sua vida tentando salvar um animal principalmente em mar agitado.

O que fazer em casos de afogamento:

– Se possível procure retirar o animal da água com uma vara ou galho de ponta curva, ou, dependendo da situação, aproxime-se dele de barco. Entre na água somente em último caso, pois poderá colocar em risco sua própria vida principalmente em se tratando de animais de grande porte. Em caso de animais de pequeno porte leve algo com você para que o animal possa agarrar.

– Se possível e se o animal estiver consciente, leve-o para terra firme e mantenha-o aquecido. Se estiver inconsciente, drene a água dos pulmões, segurando-o, no caso de animais de pequeno porte, de cabeça para baixo de dez a vinte segundos e dando várias sacudidas para baixo.

– Se o animal for maior e mais pesado, deite-o de lado com a cabeça num plano inferior a dos pulmões, limpe resíduos da boca e puxe a língua para fora, caso tenha parado de respirar ou o coração tenha parado de bater, faça respiração artificial e/ou massagem cardíaca, conforme explicado neste mesmo texto.

– Podem ainda ocorrer problemas graves ou fatais horas após um acidente com afogamento. É importante procurar um veterinário imediatamente após o acidente de afogamento para que o animal seja avaliado.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese