Afghan Hound

0 Comments

O Afghan Hound pertence ao grupo dos lebréis de pelo longo ou franjado.
O país de origem é o Afganistão.
Esta raça também é conhecida também como Galgo Afegão, Galgo de Cabul, Baluchi, Galgo de Balkh, Afghan, Tazi.
É considerada uma raça grande, sendo que seu peso varia de 25 a 30Kg. Os machos medem de 69 a 74cm e as fêmeas de 62 a 69cm, na altura da cernelha.

É um cão longilíneo, robusto e digno. Apresenta um porte altivo e seu aspecto é inteligente, de tipo oriental. É um típico trotador, apresentando um andar flexível e elástico, dando impressão de poder e nobreza unidos à velocidade e força. A cabeça é longa e sua posição é alta e orgulhosa. Mantém a cauda em forma de anel sempre alta quando está em atividade.

Existem três variedades no seu país de origem: o de pelo curto, o de pelo em franjas (tipo saluki) e o de pelo longo e espesso (o verdadeiro cão afegão das montanhas).

A origem certa desta raça é praticamente desconhecida. Acredita-se que seus ancestrais teriam saído da Pérsia (Irã) e chegando ao Afganistão desenvolveram suas longas pelagens. Muito apreciado pelos soberanos afegãos, foram trazidos à Europa pelos soldados britânicos após a 2a Guerra Afegã, ao redor de 1890.

Na Índia este Galgo foi utilizado como mensageiro militar. Em Londres tiveram grande sucesso e em 1926 foi fundado um clube inglês. Apareceu na França por volta de 1930. Nos anos 80 este galgo foi muito procurado.

O Afghan Hound além de ser um bom cão de guarda é um excepcional caçador. Não tem a velocidade de um Greyhound mas já foi utilizado como caçador de antílopes, lobos e chacais. Além disso, demonstra claramente ainda hoje o seu instinto por rebanhos, sinal evidente que em suas veias corre abundante sangue de pastor.

O Afghan Hound embora calmo é voluntarioso e dominador; apesar de ser pouco demonstrativo é sensível e não gosta de ser perturbado. Afetuoso, bastante apegado ao dono, entretanto se mantém distante. Com estranhos é extremamente altivo.

Vive bem em pequenos espaços mas precisa de bastante exercícios diários. Necessita ser escovado e penteado diariamente e toalete de duas a três vezes por ano.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese