Afecções dos ouvidos

0 Comments

O sacudir repentino e violento da cabeça frequentemente pode ser causado por corpos estranhos no interior do ouvido ou até algum processo inflamatório no ouvido.

Além disso, esse agitar da cabeça não é um bom sintoma porque o cão pode se mutilar e por si só uma ou mais veias calibrosas podem romper, fazendo com que a orelha inflame e fique repleta de sangue, parecendo uma almofada, este processo inflamatório da orelha é chamado de otohematoma.

Caso o processo esteja muito sensível e o cão nem deixa ser examinado, o melhor já é ir direto ao veterinário de sua confiança, pois a demora num atendimento adequado pode redundar em maiores prejuízos.

Exame das orelhas e ouvidos:

– Verifique o ouvido na sua parte mais profunda, se conseguir visualizar algum corpo estranho como um fragmento de grama, por exemplo, tente removê-lo com uma pinça ou mesmo com os dedos, se conseguir.

– Se não conseguir retirar o objeto e não conseguir ir ao veterinário de imediato, pingue óleo mineral no ouvido afetado para ajudar a deslocar o corpo estranho e proteger seu delicado revestimento e o tímpano, até conseguir ajuda profissional.

– Caso haja sangramento da orelha, imediatamente faça compressão com ataduras absorventes em ambos os lados da orelha durante vários minutos, não remova as ataduras e repouse a orelha junto à cabeça e a prenda usando uma faixa de crepe ou uma meia com a ponta cortada.

– No caso da orelha estar inchada, a semelhança de uma almofada (otohematoma), evite mais sacudidelas usando, também a técnica caseira da meia cortada na ponta e a orelha em questão presa sobre a cabeça.

– Elimine a causa básica que faz o animal sacudir a cabeça e leve-o ao veterinário nas próximas 24 horas.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese