Afecções dos olhos

Todas as afecções dos olhos podem ser consideradas potencialmente perigosas. Um arranhão de menor importância na superfície do olho quando não tratado pode ulcerar, infeccionar e causar redução ou até a perda total da visão.

Quando o olho está fora da órbita:

– Não tente recolocar o olho no lugar.

– Cubra com uma esponja ou pano limpo embebido em solução de água açucarada e mantenha preso levemente à  cabeça.

– Mantenha o animal mais imóvel possível e procure ajuda veterinária rápida.

Quando se observa a presença de secreção esverdeada ou amarelada:

– Provavelmente são sinais de infecção, limpe os olhos com água morna ou colírio.

– Fique atento a outros sinais de doença e ligue ao veterinário ou procure-o assim que puder.

Quando se observa a presença de secreção aquosa:

– Procure corpos estranhos. Neste caso, frequentemente o cão ou o gato ficam piscando e evitam olhar  diretamente para a luz (fotofobia).

– Se houver corpo estranho no olho difícil de ser retirado, não tente removê-lo, cubra o olho com uma atadura e  não deixe o animal retirá-la até chegar ao veterinário.

– Caso consiga retirar o corpo estranho, lave os olhos com água filtrada ou solução fisiológica.

– Solicite as recomendações do veterinário sobre como tratar causas básicas de irritações, alergias, defeitos das pálpebras ou cílios que provoquem formação crônica de lágrimas.

Quando ocorrer queimaduras com produtos químicos:

– Lave o olho afetado com água limpa durante vários minutos.

– Proteja o olho com uma atadura e leve o animal ao veterinário juntamente com a embalagem do produto.